A 4 Vozes

11 artistas que representam parte da diversidade da música negra no Brasil

TIÃO CARVALHO
Cantor, compositor, músico e dançarino maranhense, é considerado um dos grandes nomes de expressão da cultura popular brasileira.

LUMUMBA

Benedito Luiz Amauro, filho de Ogum, mais tarde, Lumumba, homenagem ao libertador do Zaire, Patrício Lumumba. Fazedor de tambores (Oni-lu), conhecedor dos mistérios do ofício milenar da percussão, poeta e compositor. Com composições que somam mais de meio século de influências e experiências musicais, alia sua força expressiva aos anos de pesquisa de música afrobrasileira.

ADRIANA MOREIRA

Adriana é dessas raras cantoras que conciliam o canto, o teatro e a pesquisa, essa última, fundamentada no resgate de pérolas do nosso cancioneiro popular, bem como de seus compositores. Teve o primeiro contato com a música na Escola de Samba Camisa Verde e Branco e já cantou ao lado de artistas como Dona Ivone Lara, Monarco, Almir Guineto, Fabiana Cozza, Dona Inah e Wilson das Neves.

FANTA KONATÊ

A voz das aldeias Malinkês, timbres de instrumentos ancestrais e seus ritmos contagiantes. Assim é Djubafedea, o primeiro cd dos artistas guineanos. Mostrando as raízes mais puras do djembê que, juntamente com outros instrumentos, integram uma música percussiva harmoniosa que abrange todas as frequências, tons e cores.

A QUATRO VOZES

A música popular brasileira cantada e tocada de maneira apaixonada. O Grupo A Quatro Vozes agora em Trio apresenta uma interessante trama de sons e ritmos mostrando a pluralidade musical da Terra Brasilis. Um passeio pela diversidade de estilos, como a balada, o calango, a bossa, o samba mostrando a cultura brasileira originária das mesclas do branco, do negro e do índio.

ANA MARIA CARVALHO

Herdeira direta de mestres da cultura popular é compositora e intérprete do Grupo Cupuaçu há 20 anos e cantora e atriz do Teatro Ventoforte há 25 anos , teve suas composições gravadas por Tião Carvalho, Rosa Reis, Jane Santos, Banda Cataia e Banda Mafuá.

CHOCOLATTE

Nascido na Bahia, Chocolatte veio para São Paulo ainda criança. Criado no reduto da Vila Maria, desde cedo se envolveu com o samba bebendo da fonte do Samba de Raiz e do mais puro Partido Alto

GRUPO NZINGA DE CAPOEIRA

O grupo apresenta chula, ladainhas e corridos que ao som de berimbaus e tambores criam um som mágico e envolvente. As vozes são dos seus  coordenadores, os contramestres,

Janja, Poloca, Paulinha e dos convidados Tião Carvalho e Mestre Cobra Mansa, acompanhados pela Orquestra Nzinga de Berimbaus.

TERRERO

O Cd duplo lançado em 2010 reúne grandes instrumentistas da música brasileira, Sizão Machado, Ubiratan Marques, Bruno Oliveira, Nenê e Roberto Angerosa.
O TERRERO de Jesus é uma interpretação jazzística dos pontos do candomblé – ritmos e cantos próprios de cada orixá, unindo a tradição africana à linguagem musical moderna e cheia de improvisações.

CAMIRANGA
“No tempo da escravidão” conta histórias que empoderam as sombras de outrora. As canções dão vida a personagens entremeados na teia do sistema escravagista brasileiro,
Por meio das canções, compostas por Andréa Sechini e Marcus Sacrini, o grupo Camiranga e convidados imerge nesse tempo que ainda perdura, e noz traz sambas, jongos, modas…

ZÉ EDUARDO

Autêntico paulistano, Zé Eduardo festeja a música brasileira misturando o centro com a periferia, a tradição com a modernidade, samba-rock, samba soul mpb e black music brasuca. Conhecido da cena paulistana fundou as bandas Sambasoul e o projeto Fechado pra Balanço, agora lança seu primeiro álbum solo.

playlistbrasilafrica

Playlist Brasil – Brasil – África no @SpotifyBR
Com Gilberto Gil, Luiz Melodia, Tião Carvalho, Itamar Assumpção, Chico Cesar, Miltom Nascimento, Adriana Moreira, João do Vale, Fabiana Cozza, Lumumba, Tim Maia, entre outros
Confiram